Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

As dez moedas de ouro

Jesus contou uma parábola para os que ouviram o que ele tinha dito. Agora ele estava perto de Jerusalém, e por isso eles estavam pensando que o Reino de Deus ia aparecer logo. Então Jesus disse:
- Certo homem de uma família importante foi para um país que ficava bem longe, para lá ser feito rei e depois voltar. Antes de viajar, chamou dez dos seus empregados, deu a cada um uma moeda de ouro e disse: "Vejam o que vocês conseguem ganhar com este dinheiro, até a minha volta."
- Acontece que o povo do seu país o odiava e por isso mandou atrás dele uma comissão para dizer que não queriam que aquele homem fosse feito rei deles.
- O homem foi feito rei e voltou para casa. Aí mandou chamar os empregados a quem tinha dado o dinheiro, para saber quanto haviam conseguido ganhar. O primeiro chegou e disse: "Patrão, com aquela moeda de ouro que o senhor me deu, eu ganhei dez."
- "Muito bem!" - respondeu ele. - "Você é um bom empregado! E, porque foi fiel em coisas pequenas, você vai ser o governador de dez cidades."
- O segundo empregado veio e disse: "Patrão, com aquela moeda de ouro que o senhor me deu, eu ganhei cinco."
- "Você vai ser o governador de cinco cidades!" - disse o patrão.
- O outro empregado chegou e disse: "Patrão, aqui está a sua moeda. Eu a embrulhei num lenço e a escondi. Tive medo do senhor, porque sei que é um homem duro, que tira dos outros o que não é seu e colhe o que não plantou."
- Ele respondeu: "Você é um mau empregado! Vou usar as suas próprias palavras para julgá-lo. Você sabia que sou um homem duro, que tiro dos outros o que não é meu e colho o que não plantei. Então por que você não pôs o meu dinheiro no banco? Assim, quando eu voltasse da viagem, receberia o dinheiro com juros."
- E disse para os que estavam ali: "Tirem dele a moeda e dêem ao que tem dez."
Eles responderam:
- "Mas ele já tem dez moedas, patrão!"
- E o patrão disse:
- "Eu afirmo a vocês que aquele que tem muito receberá ainda mais; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. E agora tragam aqui os meus inimigos, que não queriam que eu fosse o rei deles, e os matem na minha frente."
Depois de dizer isso, Jesus foi adiante deles para Jerusalém.


Meditação 
Louvado seja Deus. A palavra de hoje nos traz a parábola dos talentos em que vemos um rei distribuindo os seus bens para que seus empregados cuidassem e depois retornando para tomá-los novamente. Meditando esse trecho talvez alguns de nós pensemos, eu tenho mutiplicado o talento que Deus me confiou. Mas talvez isso não esteja acontecendo nem comigo e nem com você. Deus nos confiou suas riquezas porque sabia da nossa capacidade. Não por sermos "os tais", mas porque podemos tudo naquele que nos fortalece. Mas muitos de nós e me coloco em primeiro lugar, têm pegado o talento e guardado, por medo, por preguiça, por timidez ou por acomodação. Pecado, pecado, pecado, Deus vai pedir contas. Esse trecho sempre me leva a pensar e a me envergonhar diante de Deus, eu mesma estou guardando "o talento". O motivo desse blog existir é uma forma de buscar produzir um pouco para Deus, de buscar a comunhão com sua palavra. Muitas vezes esquecemos que temos um grande potencial pois o que Deus nos afirma na palavra é "Tudo posso naquele que me fortalece". A palavra diz "tudo", então sabemos que não há barreiras para nós e quando estamos diante de algum desafio nos acovardamos, temos medo de empreender, de arriscar, de realizar, ficamos presos na nossa rotina, ficamos acomodados na mesmice. Hoje Deus nos convida a fazer um investimento, a pegar a riqueza, seja pouca ou muita, e fazê-la render. Mutipliquemos o talento que Deus nos confiou.
"Se sou fiel no pouco, Ele me confiará mais...
Se sou fiel no pouco, meus passos guiará..."
Amém


Um comentário: