Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Condições para seguir Jesus

Lucas 14,25-33.


Grandes mutidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: "Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até à sua própria vida não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo. De fato, se algum de vós quer construir uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai pôr o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a zombar: Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar! Ou ainda: um rei que sai à guerra contra um outro não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, envia uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, para negociar as condições de paz.Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!

Meditação



Aparentemente a passagem acima parece mudar drasticamente de assunto, foi essa impressão que eu tive a primeira vez que li. Jesus começa afirmando: "Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até à sua própria vida não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo." Após isso, Ele continua falando de pessoas e planejamentos etc. O que isso nos parece? Na nossa vida muitas vezes dizemos que somos de Deus, que seguimos Jesus, que somos cristãos e parece ser muito fácil ser cristão, seguir Jesus. Embora saibamos que, o que o Evangelho nos diz é exatamente o contrário, não é fácil seguir Jesus. Mas (como dizia Pe. Léo), tem muito cristão light por aí. O evangelho de hoje nos diz que aquele que inicia um projeto deve planejar o seu desenvolvimento e conclusão. Deve iniciar sabendo que tem condições para terminá-lo, para que não seja ridicularizado e muitos digam: "Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!" Esse é o retrato da nossa caminhada com Deus devemos planejar, assim como tudo em nossa vida. Senão corremos o risco de começarmos e no fim escutarmos Jesus dizer afastai-vos de mim, pois não vos conheço. O Senhor nos diz hoje que, há condições para seguir Jesus. E mais, para caminhar com Jesus não adianta ser light, devemos ser autênticos, verdadeiros e principalmente firmes em nossas decisões. Discussões acerca de aborto, pena de morte, homossexualismo, etc, são polêmicas e aqueles que são de Jesus devem conhecer a palavra de Deus e ter firme posição. Não estamos aqui para levantar polêmicas e longas discussões sobre esses assuntos, não vale a pena, defendemos a palavra de Deus e em nosso coração devemos sempre, sempre, saber em quem colocamos a nossa confiança. Uma vez eu li a seguinte frase: Andar com Jesus no peito é mole, difícil é ter peito para andar com Jesus. E você tem peito para andar com Jesus?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário