Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ressurreição de Lázaro


Jo 11,17-27

Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá". Respondeu-lhe Jesus: "Teu irmão ressuscitará". Disse Marta: "Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia". Então Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês nisto?" Respondeu ela: "Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo".

Meditação

Quando lemos esse trecho da palavra de Deus devemos pensar em algumas coisas. Primeiro, Jesus era amigo de Lázaro, Marta e Maria. Tanto que Jesus ao chegar mesmo sabendo que Lázaro já estava morto e que o Pai podia ressucitá-lo Ele chora, não por desespero mais por amor, porque um amigo se foi. É um chorar na presença do Pai, assim deve ser o nosso choro quando chorarmos devemos chorar na presença do Pai, mesmo chorando mais confiando, amando e esperando. Um outro ponto é que Marta é aquela que se queixa com Jesus a respeito de Maria, no evangelho de Lucas 10, 38s. "Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, não te importas que minha irmâ me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada." Marta aprendeu a lição e agora ela é a primeira a ir ao encontro de Jesus, agora ela sabe que deve ir ao encontro de Jesus, sempre...Creio que essa é a mensagem hoje para nós. Devemos sempre ir ao encontro de Jesus, correndo. Quando perdemos um ente querido. Quando somos injustiçados. Quando sofremos injúrias. Devemos sempre ir ao encontro de Jesus. Creio que quando Marta chegou próximo a Jesus o mundo deve ter ficado diferente, a tristeza que ela tinha em seu coração foi embora, ela sentiu conforto, consolo por isso ela disse. "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá". Suas palavras não são de desespero mas de esperança, de paz. Ela sabia que Jesus podia fazer qualquer coisa, mas seu coração está em paz. Pois, quem vai ao encontro de Jesus não se desespera sabe que Ele pode até mesmo devolver a vida, a paz, a esperança. Sabemos que a morte é um caminho sem volta. Tem até um ditado que diz: "Há jeito para tudo, exceto para a morte". Mas temos que saber que quem vai ao encontro de Jesus encontra jeito para tudo até mesmo para a morte. Amém, Glória a Deus, Amém.

2 comentários:

  1. Cris, para quem conhece Jesus e o trata como amigo, a morte é uma oportunidade de ir ao seu encontro e viver com ele a eternidade. E para os que ficam, a saudade é o amor que fica. bjus

    ResponderExcluir
  2. Amiga, obrigada pelo convite de paz. Adorei...
    Vou ler todos os dias. Prometo. Envia pra minha mãe. Bjos

    ResponderExcluir