Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jesus e Zaqueu

Lc 19,1-10


Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu:
- Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.
Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. Todos os que viram isso começaram a resmungar:
- Este homem foi se hospedar na casa de um pecador!
Zaqueu se levantou e disse ao Senhor:
- Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.
Então Jesus disse:
- Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.
 
Meditação
 
Zaqueu era um homem como qualquer outro, precisava de Deus. Zaqueu vivia uma vida de pecado longe da presença de Deus, cobrava impostos. Os cobradores de impostos costumavam cobrar uma comissão pelos seus serviços e para isso cobravam além das pessoas para compensar sua mão de obra. Quando esse pecador vê toda aquela movimentação em torno de Jesus sente curiosidade e busca uma forma de ver esse homem que chamava tanto a atenção de todos. Mas algo aconteceu quando Jesus olhou para Zaqueu. O olhar de Jesus transforma nossa vida.  "Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa", neste momento Zaqueu desce em todos os sentidos, desceu da sua vida de pecado, de afastamento da presença de Deus e recebeu Jesus em sua casa, na sua casa física mas também em sua casa espiritual, seu coração. A palavra diz que Zaqueu o recebeu em sua casa, com muita alegria. Não podia ser diferente pois, quando recebemos Jesus em nosso coração somente podemos receber com muita alegria. Uma casa em que Jesus habita é uma casa onde há alegria. A partir daquele momento a vida de Zaqueu mudou completamente ele teve necessidade de mudar e assim o fez.Vendo o arrependimento de Zaqueu, Jesus afirma "hoje a salvação entrou nesta casa". Que seja assim também em nossas vidas, que recebamos com muita alegria Jesus em nossa casa, que experimentemos todos os dias uma conversão sincera, que desçamos das árvores do egoísmo, da mentira, do orgulho e da arrogância e possamos viver uma vida com muita alegria. E possamos escutar Jesus dizer "Hoje a salvação entrou nesta casa..."Amém

Um comentário:

  1. De certeza que zaqueu sentiu a necessidade de Jesus na sua vida, foi o 1° passo, quando ouviu que ELE passaria foi subir na figueira esperando de Jesus 2°, 3° Quando Jesus disse vamos para tua casa Zaquei não negou, Temos seguir exemplo desses três passos fundamentais, sentir, procurar e aceitar mudança.

    ResponderExcluir