Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


"Aí de vocês!"
Lc 11,42-46

42. Ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de diversas ervas e desprezais a justiça e o amor de Deus. No entanto, era necessário praticar estas coisas, sem contudo deixar de fazer aquelas outras coisas.
43. Ai de vós, fariseus, que gostais das primeiras cadeiras nas sinagogas e das saudações nas praças públicas!
44. Ai de vós, que sois como os sepulcros que não aparecem, e sobre os quais os homens caminham sem o saber.
45. Um dos doutores da lei lhe disse: Mestre, falando assim também a nós outros nos afrontas.
46. Ele respondeu: Ai também de vós, doutores da lei, que carregais os homens com pesos que não podem levar, mas vós mesmos nem sequer com um dedo vosso tocais os fardos.

MEDITAÇÃO

O evangelho de hoje vem trazer a nós a meditação da justiça e do amor, nos traz a necessidade do cumprimento dos preceitos sem desprezar o essencial. Devemos cumprir a lei sem esquecer o amor. Esse trecho deve nos levar a repensar nosso testemunho de vida, repensar nossa vida cristã, como estamos vivendo? será que nossa vida está longe de Deus e de seus ensinamentos? vivemos uma vida mundana? na injustiça? no desamor? em intrigas? em mentiras, em fofocas? ou somos pessoas corretas em nosso proceder? corretas demais? será que nosso excesso de integridade tem prejudicado nossa justiça, nosso amor, nossa compaixão? O evangelho diz: "Ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de diversas ervas e desprezais a justiça e o amor de Deus." A justiça e o amor de Deus deve ser a prioridade em nossa vida. Se meditamos na palavra de Deus encontramos várias promessas para o justo, ou melhor, na palavra de Deus todas as promessas é para o justo, e quem é o justo. Justo é quem pratica a justiça, oh e como é difícil praticar a justiça, até porque muitas vezes ficamos confusos diante dessa palavra, o que é justiça? Existem duas justiças que não são iguais, mas podem agir em conjunto, uma é a de Deus e a outra é a dos homens, tem momentos e muitos podem confirmar isso que a justiça dos homens se iguala a de Deus, mas a de Deus jamais se igualará a dos homens e tem mais, a justiça de Deus jamais deixa de se realizar, ela é imutável e infalível, não tarda e não falha, acontece no momento certo e da forma certa.
Voltando ao evangelho, eu tenho sido justo, ou um mero cumpridor de leis e preceitos, como os fariseus daquele tempo? O importante é "praticar estas coisas, sem contudo deixar de fazer aquelas outras coisas." Jesus nos diz que devemos viver uma vida íntegra, porém sem desprezar a justiça e o amor de Deus, não a minha justiça e a minha forma de amar, mas a justiça e o amor de Deus. Quando vivemos assim nosso coração se aproxima do Amor maior, nosso coração de aproxima da fonte de todo bem e de toda Graça, e experimentamos a paz e a confiança, que somente os justos experimentam, e assim, na hora das dificuldades nosso coração se mantém em paz, porque sabemos em quem colocamos nossa confiança, sabemos que mesmo com toda dificuldade buscamos a justiça e o amor de Deus, confiamos nele e sabemos que é justo e bom, que jamais nos deixará desamparados. Creia, vivendo assim tudo pode se abalar mas você permanecerá firme. Não seremos como os sepulcros caiados por fora e com podridão por dentro, vivendo a justiça e o amor de Deus, seremos limpos por fora, dando testemunho de sua presença em nossas vidas e limpos por dentro vivendo a justiça e o amor de Deus. "Assim, no dia mau ele me esconderá na sua tenda, ocultar-me-á no recôndito de seu tabernáculo, sobre um rochedo me erguerá." Sl 26,5 Vivendo assim terei meu coração confiante no Senhor e no dia mal não temerei a nada, pois terei no meu coração a certeza de São Paulo:  "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição." II Tim, 4,7. Guardemos no nosso coração as palavras para esse dia "não desprezar a justiça e amor de Deus, e assim receberemos a coroa da justiça, que o justo juiz me dará. Amém.

Querido e amado Deus eu te rendo Graças e Louvores neste dia pela beleza e pelo poder da tua palavra sabemos que sua palavra é viva e eficaz que tem o poder de atingir profundamente nosso coração e transformar nossa realidade. Por isso hoje nós te pedimos que transforme nosso coração pelo poder da tua palavra. Bendito Espírito Santo vem agir em nós e capacita-nos a viver uma vida na justiça e no amor de Deus, em nome de Jesus. Amém.








Nenhum comentário:

Postar um comentário