Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de setembro de 2012



Mt 9,9-13;

9. Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu.
10. Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos.
11. Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: "Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?"
12. Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes.
13. Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores."

MEDITAÇÃO

Deus é perfeito e tudo o que ele faz é perfeito. Ontem conversei com uma amiga sobre o perdão e a capacidade de perdoar, hoje desde que o dia começou estou pensando nisso e perguntando ao meu coração se eu realmente estou (ou sou) livre neste sentido, se realmente o meu coração liberou o perdão da forma que Deus deseja, não porque Deus quer que eu seja um bobo ou um omisso diante das coisas erradas, não acredito nisso, se fosse assim Jesus não teria se irado e distribuído chicotadas quando chegou no templo e viu o grande comércio que tinha se tornado a casa do Pai (e ainda hoje isso tem acontecido, mas vamos deixar isso para outro momento), Jesus não foi omisso e nós não precisamos ser, não precisamos agradar a todos, mas devemos agradar a Deus a ele sim. As leituras de hoje nos convidam a viver a unidade, na diversidade, sim mas, acima de tudo no amor, nos reconhecendo como dependentes da Graça como um enfermo do remédio. A primeira leitura diz: "Exorto-vos, pois, prisioneiro que sou pela causa do Senhor, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade." Lindo não é e para colocar em prática? muito difícil, hoje estamos vivendo uma realidade que infelizmente não tem agradado a Deus estamos vivendo na igreja como pessoas de igreja porém, nosso comportamento tem ofendido a Deus o que é de mais simples na vida de um cristão, a essência do anuncio do evangelho não tem sido vivido por aqueles que se dizem de Deus. Eu te pergunto qual foi o anuncio principal do evangelho? O que Jesus pediu em primeiro lugar? O que pede a palavra de Hoje? e de todo o evangelho? 
A primeira leitura diz: "que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade." O evangelho diz: "Eu quero a misericórdia e não o sacrifício". Amabilidade o que é isso? misericórdia o que é isso? Você sabe? você vive? e eu? Bem convido você a refletir, assim como eu estou refletindo sobre isso hoje em minha vida, qual a vocação a qual fui chamada? posso multiplicar minhas palavras, porém se minha vida não der testemunho disso, serei como um sino que retine, todas as palavras não terão sentido, posso ter uma excelente oratória, ao ponto de fazer as lágrimas rolarem, posso orar e fazer com que mortos ressuscitem, porém se eu não tiver amor... creio que você já sabe o resto. O importante é sabermos que o perdão e a misericórdia são necessidades pessoais, vamos colocar isso de uma vez por todas em nossas cabeças, eu preciso perdoar e viver o amor na minha vida para que eu viva melhor, caso contrário poderei me envenenar. Perdão, amor e misericórdia são necessidades pessoais que beneficiam mais a quem as praticam, e digo mais, se você "vive na igreja", seja você católico ou protestante, e ainda não liberou o perdão você (eu tbm) não poderá se dizer cristão, a essência de Cristo é o amor e se não vivermos isso, não poderemos dizer somos cristãos, sei que sabemos disso, mas sempre é bom lembrar: "Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores."

Querido e amado Deus rendo-te Glória, honra e adoração neste dia por seu infinito amor por nós, por nos ter perdoado primeiro, e por nos ter dado essa Graça, sabemos que o ato de perdoar é uma Graça dada por ti não depende somente de nós, não é somente uma capacidade pessoal mas também um dom, por isso querido Deus renova hoje em nosso coração esse poder, o poder do amor, que é mais forte que a morte, dai-nos a capacidade de perdoar e amar, assim como Jesus perdoou e amou. Desde já te louvo, pois sei que essa palavra vai chegar a quem precisa ouvir(ou ler) isso neste dia. Amém





Nenhum comentário:

Postar um comentário